Programação esperta para o dia das CRIANÇAS!

Nos preocupamos com eles todos os dias, mas nesse então, o mimo e a atenção são redobrados. Então, para filhote nenhum reclamar, selecionamos aqui, opções divertidas e espertas pra família toda virar criança nesse domingo.

Na Casa das Rosas, um dos nossos lugares preferidos, a diversão começa cedo, as 11h e vai até as 18h. Estaremos por lá com o B., que hoje, vai escolher brinquedos que não usa mais e que ainda estão em bom estado, para deixar na caixa de doação logo na entrada da Casa.

No ano passado, vimos uma prima fazer isso com os brinquedos do filho Lorenzo, de 5 anos. Todo ano, quando chega o dia das crianças, ela limpa, conserta e embrulha os brinquedos para depois distribui-los às crianças que ficam nos faróis. Achamos a idéia tão simples e ao mesmo tão transformadora, que resolvemos adota-la e levar para a Casa das Rosas.

Sente com seu filho e explique a grandeza e a importância de não termos apegos materiais (sim, é pode parecer difícil para uma criança de 3 anos, mas é mais difícil ainda para um adulto de 40!) e de fazer outra criança que se quer conhecer, feliz.

Atividades do dia 12 de outubro de 2014:

11h – BrincadeRIA com Mayra Luna 
Vamos lembrar de brincar? Seja com as crianças ou no cotidiano árduo do trabalho, a brincadeira não deveria ser relegada a outro plano que não o de momentos presentes. Preparamos uma programação cheia de surpresas divertidas vindo ao encontro de crianças de todas as idades e seus acompanhantes.

Com o mote da liberdade criativa tão típica da infância, jogos nas mais diferentes estruturas vêm estimular o que há de mais lúdico e afetivo em todos nós. Voltado para crianças de 4 a 10 anos, projeto explora os jogos verbais e corporais.

Mayra Luna, fundadora da Pitaco e Cia e criadora do eBook Play – Manual de Brincadeiras Criativas, é publicitária, consultora, escritora, atriz e artista multimídia

 

15h – Historia de amar com Teatro Pipa Poesia 

Vamos lembrar de brincar? Seja com as crianças ou no cotidiano árduo do trabalho, a brincadeira não deveria ser relegada a outro plano que não o de momentos presentes. Preparamos uma programação cheia de surpresas divertidas vindo ao encontro de crianças de todas as idades e seus acompanhantes.

Delicado espetáculo teatral com três narrativas de amor: “Adão é Eva”, representada com bonecos de barro ainda úmido; “Pedro e Maria” acontece em Portugal na época das grandes navegações, e “Wapté e a Estrela” é uma narrativa xavante que retrata a paixão do adolescente Wapté por uma estrela. Aqui, com música ao vivo (percussão e voz), o resgate de canções populares enriquece a história, liga as cenas e envolve toda a plateia.

Teatro Pipa Poesia surgiu em continuidade ao trabalho iniciado há 20 anos no Teatro Ventoforte. Com a ideia de pôr para voar não só poemas, mas outras formas de linguagem em que a poesia repousa, o grupo abre espaço para novos caminhos e interfaces teatrais.

 

16h – Oficina de modelagem com argila com Paulo Farah André 

Vamos modelar as brincadeiras e os nossos momentos de lazer preferidos junto com nossas crianças? A relação do homem com o barro é tão antiga quanto o brincar, então venha com a gente para colocar a mão na massa.

Paulo Farah André tem especialização em arte-educação pela ECA-USP e trabalha há 20 anos como arte-educador, ator, cenógrafo, diretor e bonequeiro.

 

18h – Filme Tarja Branca

O documentário produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden reflete a ideia do “espírito lúdico” negligenciado nos dias atuais por causa do embrutecimento da vida nas cidades, entre tantas outras violências cotidianas às quais estamos todos submetidos. Para virar a mesa precisamos discutir a urgência do brincar. Costurado por depoimentos de José Simão, Domingos Montagner, Helder Vasconcellos e do músico e dançarino Antonio Nóbrega, entre tantos outros, o documentário fecha as atividades com a importância do brincar na pauta do dia.

 

Doação de brinquedos - não se esqueçam!

Doação de brinquedos – não se esqueçam!

Deixar uma resposta